Primeiro Passos na Linguagem C

Para começar a escrever seu primeiro programa é preciso escolher uma IDE (Integrated Development Environment – Ambiente Integrado de Desenvolvimento), que é o programa que será usado para editar os códigos. Um link para o site acervo lima, onde há um artigo elencando as 10 melhores IDE’s (https://acervolima.com/10-melhores-ides-para-desenvolvedores-c-ou-c-em-2021/), minha recomendação é o visual studio code para quem tem linux.

Também vai ser necessário instalar um compilador para a Linguagem C, já que o compilador é o responsável por transformar o código em C em um arquivo executável em linguagem de máquina. Existem vários e é importante se certificar que o compilador que vais baixar é compatível com seu Sistema Operacional. No meu caso, como tenho linux utilizo o GCC (GNU Compiler Collection – https://gcc.gnu.org/).

PRIMEIRO PROGRAMA

Tradicionalmente no mundo da programação o primeiro passo a ser dado em todas as linguagens é o de programar o “Hello World”. Para não fugir do padrão iremos fazer isso no nosso primeiro programa. Devemos criar um arquivo e nomeá-lo helloworld.c, depois é só abrir na sua IDE e digitar o seguinte código:

#include <stdio.h>

int main()
{
      printf(“Hello World\n”);
}

Após terminado o código o arquivo deve ser salvo. E agora entra a parte do compilador, para os usuários do linux basta abrir o terminal no diretório em que está salvo o arquivo do programa e digitar o comando:

gcc helloworld.c -o helloworld

O comando gcc <nome-do-arquivo.c> -o <nomedo-arquivo> específica para o compilador qual arquivo vai ser compilado e qual o arquivo de destino. Também pode ser o usado o comando “make”, que por baixo dos panos utiliza o comando gcc e irá compilar o arquivo .c de mesmo nome que estiver no mesmo diretório:

make helloworld

E agora é só executar o arquivo helloworld, o que pode ser feito através do comando:

./helloworld

Como resultado o terminal irá imprimir na tela a mensagem “Hello World”. Exatamente como no box abaixo:

diretorio/ …
~ cc helloworld.c -o helloworld

diretorio/ …
~ ./helloworld
Hello World

ESTRUTURA BÁSICA DE UM PROGRAMA EM C

Um programa em Linguagem C tem basicamente a mesma estrutura:

  • Diretivas de pré-processamento (que dão instruções ao compilador);
  • Declarações de constantes e variáveis (funcionam como na matemática);
  • Protótipos de funções (avisam ao processador que haverá a declaração daquela função posteriormente);
  • Protótipos de funções (avisam ao processador que haverá a declaração daquela função posteriormente);
  • Outras funções.
Fonte: Manual de C escrito por Myriam Regattieri Delgado (disponível em: http://www.inf.ufsc.br/~bosco.sobral/ensino/ine5201/manual_c_utfpr.pdf)

Voltando para o nosso primeiro código do Hello World, podemos perceber que a diretiva de pré-processamento, ou cabeçalho, é composto por #include <stdio.h>, que informa ao compilador que ele deve incluir o arquivo stdio.h (biblioteca standard input output) no código.

No nosso código não temos nenhuma declaração de variável ou constante, e muito menos de outra função, mas é importante entender que sempre que uma variável for ser utilizado por qualquer programa ela tem que ter sido declarada anteriormente, caso contrário o compilador não irá compilar corretamente o programa.

Da mesma forma acontece com as funções, que para serem chamadas tem que ter sido declaradas previamente. Porém, para as funções a Linguagem C tem uma alternativa que é a utilização dos protótipos de função, colocados logo no início do programa alertam ao compilador que aquela função vai ser corretamente declarada posteriormente. Exemplo:

#include <stdio.h>  // diretiva de processamento

void imprime();  // protótipo da função imprime

int main()  // função principal
{
    imprime();
}

void imprime() // outra função
{
    printf("Hello World\n");
}

No exemplo anterior também podemos verificar o uso da função principal, ou main( ), que estrutura o corpo principal do programa. Além do emprego de outra função, imprime ( ), que no exemplo é responsável por imprimir a mensagem na tela do terminal.

CONCLUSÃO

Com este simples exemplo é possível ter uma noção da estrutura básica de um programa em Linguagem C.Além de entender o papel do compilador na “tradução” do código de Linguagem C para Linguagem de máquina.

1 comentário em “Primeiro Passos na Linguagem C”

  1. Pingback: Variáveis e Constantes na Linguagem C - DevImprove

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top