Variáveis e Constantes na Linguagem C

O que veremos neste Post:

  • Regras de nomenclatura
  • Tipos de dados
  • Atribuição
  • Constantes

Variáveis são espaços em memória utilizados para guardar dados. Para usar uma variável é necessário primeiro declarar uma variável, para que o computador reserve um espaço na memória para guardar a variável.

→ Sintaxe de declaração de variáveis

<tipo> <nome>;

Para declarar uma variável devemos primeiro declarar o tipo de variável, ou melhor, o tipo de dado que será armazenado nesta variável. Após o tipo da variável dever declarado o nome da variável.

int idade;
float peso;
char letra;

→ Tipos de dados mais comuns na linguagem C

Tabela 1 – Tipos de variáveis mais comuns na linguagem C

Na tabela podemos ver os tipos, a quantidade de bits de memória que ocupam e a quantidade de valores disponíveis em cada tipo de variável. O primeiro tipo é o char, do inglês character ou caractere em português, que pode ser uma letra ou caractere especial. Ocupa 8 bits de memória e tem disponível os valores -127 a 127, apesar de representarem letras as variáveis do tipo char são salvas como números inteiros e depois convertidas pelo computador em caracteres, de acordo com a Tabela ASCII.

O segundo tipo de variável da tabela é o int, de integer ou inteiro, utilizada para armazenar números inteiros. O tipo int utiliza 16 bits o que he permite utilizar valores de -32.768 até 32.767, porém o tipo int pode ser modificado com o modificador long, fazendo com que ele passe a utilizar 32 bits de memória e aumentado a quantidade de valores disponíveis para serem utilizados pela variável, permitindo valores de – 2 trilhões até mais de 2 trilhões.

O tipo float permite a utilização de números com casas decimais, utiliza 32 bits de memória e permite a utilização de números de 3,4 x 10-38 até 3,4 x 1038 . Apesar desses números parecerem muitos existem programas desenvolvidos para instituições financeiras, ou até mesmo para fins científicos que precisam de uma precisão ainda maior, por isso existe o tipo double, que permite a utilização de números que vão de 1,7 x 10-308 a 1,7 x 10308 , ao custo de aumentar para 64 bits o consumo de memória da variável.

→ Regras para nomeação de variáveis

Existem algumas regras convencionadas para nomeação das variáveis. Estas regras não impedem o funcionamento dos programas, por isso não são obrigatórias, mas fazem parte de uma espécie de “código” de boas práticas dos programadores, que irão facilitar a leitura e o entendimento do seu código, por você mesmo no futuro e por outros programadores.

  • Não utilizar números na primeira posição
  • Não utilizar caracteres especiais
  • Não pode ter espaço entre as palavras

→ Atribuição de conteúdo a variável

Para se atribuir conteúdo, ou seja, um valor para ser armazenado dentro de uma variável é utilizado o operador ( = ), representado pelo sinal igual, que não pode ser confundido com o operador de igualdade matemática, que em linguagem C é representado por dois sinais de igual (==).

Logo a expressão:

int idade = 28;

Não significa que a variável idade é igual a 28, e sim que a variável idade recebe o valor 28.

Exemplos de atribuição:

int idade = 28;   // declaração e atribuição simultâneas
int idade;
idade = 28;   // atribuição de conteúdo posterior à declaração

Constantes

Uma constante também armazena valores, porém não permite que estes valores sejam alterados no decorrer do programa.

A declaração de uma constante é feita através de uma Diretiva de Processamento (#define), no cabeçalho do programa.

→ Sintaxe da declaração de constante

#define <nome> <valor>

Obs: a regra de nomeação de uma constante é similar a das variáveis, porém algumas pessoas preferem utilizar letras maiúsculas nos nomes de constantes. Exemplo:

#include <stdio.h>
#define NUMERO 10

int main()
{
	printf("%d\n", NUMERO);
}

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top