Linguagem C: características e breve histórico

A Linguagem C foi criada na década de 70 por Denis Ritchie e Brian Kerningham, a partir das linguagens BCPL, da empresa Bell Telephones Inc ( de Alexander Graham Bell, inventor do telefone) e da linguagem B, com o objetivo de desenvolver uma nova versão do Sistema Operacional Unix. Porém, graças à características como flexibilidade e portabilidade, se popularizou entre os programadores e hoje é utilizadas para diversos outros propósitos, como desenvolver outras linguagens de programação, aplicativos, drivers e softwares embarcados em outras máquinas.

Apesar de ser considerada uma linguagem de alto nível (mais próxima das linguagens humanas), alguns autores a descrevem como uma linguagem intermediária por combinar elementos de alto e baixo nível (mais próxima a linguagem de máquina). O que a torna uma linguagem poderosa, capaz de acessar dados diretamente o hardware do computador. Além disso, tem como principais características gerar códigos simples e rápidos, a portabilidade, que garante que seus programas podem ser compilados em diferentes arquiteturas (mac, linux, windows).

A Linguagem C é uma linguagem compilada, o que significa que um compilador irá traduzir o código programado em C para linguagem de máquina, mas para isto acontecer o programador deverá realizar uma etapa de “build”, ou de montagem, do programa manualmente. No linux o compilador mais comumente utilizado é o gcc (GNU Compiler Collection), que pode ser montado através de comandos no terminal.

Diferença entre as Linguagens C e C++

No mundo da programação existem dois paradigmas de desenvolvimento (formas de pensar ou estruturar um programa) conhecidos como programação procedural ou estruturada e programação orientada a objetos (POO). A programação estruturada tem três estruturas básicas: sequências, condições e repetições, ou seja, o código segue uma sequência definida em uma única função principal (main), que pode, ou não, ser subdividida em outras subfunções. Já na POO não há necessidade desta estrutura sequencial de acontecimentos, os conceitos básicos mais utilizados são as classes e objetos, que têm características comuns que podem ser manipuladas, aproximando o conceito genérico de “objeto” das coisas do mundo real.

A Linguagem C é uma linguagem estruturada, que não suporta o paradigma da orientação à objetos. Por isso, em 1980, oito anos, após o desenvolvimento da Linguagem C, foi desenvolvida uma nova linguagem de programação, com as mesmas capacidades da Linguagem C mas com o acréscimo de suportar a POO. Esta nova linguagem foi chamada de C++.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top